faidar faidar f aidar f aidar cerâmica ceramica ceramista cerâmica aulas de cerâmica curso de cerâmica aula de ceramica curso de ceramica ceramista ceramica faidar faidar f aidar f aidar f.aidar f.aidar FAIDAR F.AIDAR São Paulo Cunha queima a lenha cerâmica CERÂMICA fernando aidar Fernando Aidar Fernando Aidar

+SOBRE A CERÂMICA...

Cada objeto de cerâmica produzido por Fernando Aidar tem um design exclusivo. Todas as peças serão modeladas pelas mãos do artista individualmente, o que confere a alma e a individualidade de cada uma. Além de participar de Salões de Arte e exposições em diferentes estados do país, Fernando já ganhou alguns prêmios com suas obras de cerâmica, e suas obras já estiveram na Bienal de Arte de São Paulo (33ª).

faidar cerâmica artística cerâmica artesanal f.aidar aula de torno curso de cerâmica design fernando aidar

 

Fernando Aidar é um artista contemporâneo/escultor formado pela ECA-USP, onde atualmente é professor convidado do curso livre de cerâmica, no departamento de Artes Visuais. Atualmente, desenvolve um Doutorado em Poéticas Visuais na USP sob a orientação da professora e artista plástica Norma Grinberg.

 

 

Hoje, realiza suas queimas a menos de 45km da cidade de São Paulo, em Itapecerica da Serra, e mantém um ateliê de aulas na Vila Mariana, perto do parque do Ibirapuera.

Cada peça, depois de modelada, passa por uma primeira queima por 6h que atinge 800 graus celsius. Em seguida, recebe uma camada de minerais que vai fundir e vitrificar em uma segunda queima, a 1300 graus. Essa queima dura 11h e é realizada em um forno que foi projetado e construído por Fernando. O forno à gás possui um design exclusivo, altamente especializado, que possibilita o controle da atmosfera da queima, pois é com o controle da quantidade de oxigênio na câmara das peças que se consegue a gama de cores desejada.

photo_2020-05-04_23-42-20 (2).jpg
faidar cerâmica artística cerâmica artesanal f.aidar caneca design fernando aidar
faidar cerâmica artística cerâmica artesanal f.aidar caneca design fernando aidar

As formulações dessas misturas de minerais, os esmaltes, são oriundas de anos de pesquisas realizadas por Fernando, utilizando exclusivamente minérios brasileiros, sem a utilização dos metais pesados que apresentam alta toxicidade, comumente utilizados (como chumbo, manganês, cromo, zinco, bário, cádmio etc.). Em cada parte do forno, cada peça queimada recebe um efeito diferente da chama que passa por ela e da atmosfera do forno, que são influenciados pelas formulações dos esmaltes e pela composição da argila de cada peça. Assim, com a queima, cada peça manifesta uma individualidade que não é reprodutível, constituindo uma peça única.